La necesaria construcción de nuevos espacios educativos en América Latina: el proyecto político-educativo de las Escuelas Integrales de Michoacán en México como una alternativa posible
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, o projeto político-educacional das escolas integrais de Michoacán é apresentado como uma possível alternativa de resistência, uma vez que, em decorrência da pandemia, evidenciou-se o fracasso da educação neoliberal, aumentando as lacunas de desigualdade e exclusão dos setores mais pobres, devido à falta de plataformas digitais nos lugares mais remotos. No atual contexto educacional e na necessidade de construção de novos espaços educativos, é pertinente olhar novamente para as tradições educacionais latino-americanas: reconfigurar historicamente as diferentes propostas emanadas pelos próprios atores educacionais, bem como as propostas pedagógicas dos educadores, com isso pode contribuir em grande medida para restaurar o tecido social da educação pública, duramente atingido pela imposição das reformas neoliberais.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ABOITES, H. (2013). La rebelión magisterial. Revista OSAL, CLACSO, año XIV, (34), noviembre.
AGUILAR, L. et al. (2012). Rediseño curricular por ciclos, Bogotá: Magisterio.
ANDERSON, P. (2003). Neoliberalismo: un balance provisorio. En: La trama del Neoliberalismo, Mercado, Crisis y exclusión social. Buenos Aires: CLACSO.
Banco Interamericano de Desarrollo. (1997).
Canal Escuelas integrales. (2010). Escuelas Integrales I. [Archivo de Vídeo]. Youtube. https://youtu.be/2Ns3UpcWtXk
CARNOY, M. (2010). La ventaja académica de Cuba. ¿Por qué los estudiantes cubanos rinden más? México: FCE.
CEND-SNTE. (2012). Escuelas Integrales de Educación Básica (EIEB), México.
COLL, T. (2019). La Escuelas Integrales de Michoacán: una utopía en resistencia. México: Tesis de doctorado: UNAM.
FREIRE, P. (1969). Pedagogía del oprimido (ed. incompleta). http://www.servicioskoinonia.org/biblioteca/general/FreirePedagogiadelOprimido.pdf
__________ (1990). La educación como práctica de libertad. México: Siglo XXI.
GAJARDO, M. (1999). Reformas educativas en América Latina. Balance de una década. Santiago de Chile: PREAL.
GROPELLO, E. (2004). Education decentralization and accountability relationship in Latin America. Washington D.C: Worl Bank.
HENRY, GIROUX. (1992). Teoría y resistencia en educación. México: Siglo XXI.
LAURENCE, W. et al. (2002). Educación privada y política pública en América Latina. Chile; PREAL BID
LÓPEZ, H. (1994). Pedagogía Cultural: paradigma critico-creativo del saber-hacer referido a la educación. Teoría de la Educación, VI, 37-59. Universidad Complutense de Madrid.
NAVARRO, C. (2009). La Alianza por la Calidad de la Educación: pacto regresivo y cupular del modelo educativo neoliberal. Revista el Cotidiano, (154), marzo-abril, 25-37, Ciudad de México. Universidad Autónoma de Metropolitana. Unidad Azcapotzalco.
NAVARRO, C. (coord.) (2018). Reforma sin futuro y resistencia magisterial y popular. México: UPN.
OLIVIER, G. (coord.) (2011). Privatizaciones, cambios y resistencias en la educación: hacia la demarcación de escenarios en educación pública y privada en la primera década del siglo XXI. México: UPN
PADRINO, L. (1938). Ayotzinapa, ayer y hoy: escuelas normales rurales mexicanas. Venezuela: Editorial Latorre.
PTED y PDECEM. (2009). Proyecto democrático alternativo: diagnostico, resolutivos y acuerdos de foros sindicales estatales y de congresos realizados por la sección XVIII. México.
PUIGGRÓS, A. (1996). Educación Neoliberal y quiebre educativo, en Revista Nueva Sociedad, número 146. Noviembre-diciembre, pp. 90-101.
RODRÍGUEZ, S. (2004). Inventamos o herramos. Venezuela: Biblioteca Básica de Autores Venezolanos.
SANTOS, J. (1982). Obras completas. Tomo I. México: Federación Editorial Mexicana. Educadores Democráticos de San Marcos.
Sección 18 del SNTE-CNTE Michoacán. Comisión de Gestión Educativa. (s/f).
Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación. (2012). Programa Nacional Alternativo de Educación y Cultura (PNAEC). Sindicato Nacional de trabajadores de la Educación. Comité Ejecutivo Nacional Democrático.
Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación. (2009). Programa Democrático de Educación y Cultura del Estado de Michoacán (PDECEM). México. Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación.
SOSA, R. (2012). Hacia la recuperación de la soberanía educativa de América Latina: conciencia crítica y programa. México: UNAM.
RUEDA, M. (2011). La investigación sobre la planeación educativa, Perfiles educativos, 33(131). IISUE-UNAM.
TURNER, L. (2002). Pedagogía de la Ternura. Cuba: Ed. Pueblo y Educación.
De Raíz Diversa por Universidad Nacional Autónoma de México se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.