Detecção de pigmentos em óleos com espectrofotômetro de baixo custo: Proposta de projeto de introdução à espectrometria
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o objetivo de ensinar aos estudantes universitários os conceitos básicos da espectrometria de forma prática, são propostas três atividades para acompanhar um projeto interdisciplinar utilizando a aprendizagem baseada em projetos como metodologia educacional. Com esse objetivo, o renomado espectrofotômetro CD de baixo custo é utilizado para visualizar os espectros de absorção e identificar os pigmentos clorofila e carotenóides em três óleos comerciais, Plukenetia volubilis (sacha inchi), azeitona e soja. Em seguida, avalie com a lei de Beer-Lambert a relação entre as absorvâncias de diferentes concentrações de astaxantina no óleo de sacha inchi. Finalmente avaliar a satisfação dos alunos com esta proposta de projeto interdisciplinar utilizando esta metodologia.
Detalhes do artigo
Citas en Dimensions Service
Referências
Amaya, Á. A., Carvajal, A. C., Gómez, R. A., y Mendoza, Y. R. (2023). Demostración práctica de la importancia de la longitud de onda en la espectroscopia ultravioleta visible. Educación Química, 34(2), 40-49. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2023.2.83275
Borello, E., y Domenici, V. (2019). Determination of pigments in virgin and extra virgin olive oils: A comparison between two near UV-Vis spectroscopic techniques. Foods, 8(1), 3-10. https://doi.org/10.3390/foods8010018
Braniša, J., Jenisová, Z., y Jomová, K. (2014). Pigment profile of olive oils determined by school measurement system labquest and spectrometer. Journal of Technology and Information Education, 6(2), 48-57. https://doi.org/10.5507/jtie.2014.017
Carrasquero-Durán, A., Regalado, E., Guzmán, M., y Navas, P. B. (2004). Determinación de vitamina E en aceites. Una experiencia didáctica en química analítica instrumental. Educación Química, 15(4e), 343–348. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2004.4e.66153
Cerda, B., y Manidurai, P. (2019). Características ópticas y eléctricas de celdas solares sensibilizadas por colorantes naturales de espinaca, maqui, zanahoria y zapallo. La Revista Latinoamericana de Metalurgia y Materiales, S8(2), 33-37. https://www.rlmm.org/ojs/index.php/rlmm/issue/view/31/s8
Cid, R., y González-Fernández, D. (2020). Una aproximación a la espectrometría en educación secundaria. Anales de la Química, 116(1), 25-29. https://analesdequimica.es/index.php/AnalesQuimica/article/view/1309
Corbacho, A. M. (2018). El aprendizaje interdisciplinario, intensivo e integrado como herramienta para el desarrollo de conocimientos, habilidades y aptitudes en estudiantes de grado. INTER DISCIPLINA, 5(13), 63–85. https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2017.13.62384
Córdoba-Castro, N. M., Acero-Reyes, N. L., Duque-Buitrago, L. F., Jiménez-Aguilar, L. J., y Serna-Jiménez, J. A. (2015). Obtención y caracterización de Astaxantina de la microalga Haematococcus Pluvialis. UGCiencia, 21, 73-82. https://doi.org/10.18634/ugcj.21v.1i.426
DiodeGoneWild. (2022). Building a DIY spectrometer. [Archivo de vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=p3MzQ1OF3lk
Electrical Projects [CreativeLab]. (2018). How to Make DIY Spectrometer/ Optical spectrum analyzer/ Light analysis. [Archivo de vídeo]. Youtube. https://youtu.be/MgogwcXUIoc?si=o80odizyD9I9E5NI
Escobedo, R., y Cordero, T. (2023). Propuesta de proyecto transversal e interdisciplinario para educación media superior: “El calentamiento global”. Educación Química, 34(2), 139-150. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2023.2.83845
Gandul-Rojas, B., Gallardo-Guerrero, L., Roca, M., y Aparicio-Ruiz, R. (2013). Chromatographic methodologies: Compounds for olive oil color issues. In R. Aparicio y J. Harwood (Eds.), Handbook of Olive Oil. Analysis and Properties (pp. 219-260). Springer.
González, M. A., García, L., García, J. E., Travieso, Y., y Puldón, G. (2015). Propuesta de actividades con un enfoque interdisciplinario que favorezca la integración de las disciplinas de ciencias básicas. Educación Médica Superior, 29(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412015000300017
Grasse, E. K., Torcasio, M. H., y Smith, A. W. (2015). Teaching UV-Vis spectroscopy with a 3D-printable smartphone spectrophotometer. Journal of Chemical Education, 93(1), 146–151. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.5b00654
Ibañez-Alvarado, C., Rollo-Castro, A., Romero-Vega, B., Franco-Acevedo, J., Pardo-Mesa, J., y Cómbita-Niño, J. P. (2022). Diseño de prototipo de gancho portátil para baño público. El Boletín de Innovación, Logística y Operaciones, 4(1). https://doi.org/10.17981/bilo.4.1.2022.17
Lazzerini, C., Cifelli, M., y Domenici, V. (2016). Pigmentos en aceite de oliva virgen extra: Autenticidad y calidad. In D. Boskou y M. L. Clodoveo (Eds.), Productos del árbol de olivo. IntechOpen. https://doi.org/10.5772/64736
Martínez-Sanz, J. M., Mata, F., Sala, M., Puya, J. M., Martínez, A., Sánchez, A. J., y Cortell, J. M. (2021). Fraude en suplementos nutricionales para deportistas: revisión narrativa. Nutrición Hospitalaria, 38(4), 839-847. https://doi.org/10.20960/nh.03413
Montoya, E., Baltuano, Ó., y López, A. A. (2013). Espectrómetro para radiación visible hecho en casa, de bajo costo y altas prestaciones. Revista de la sociedad química del Perú, 79(1), 80-91. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1810-634X2013000100011
Physicsopenlab. (2015). Webcam diffraction grating spectrometer. https://physicsopenlab.org/2015/11/26/webcam-diffraction-grating-spectrometer
Ramírez, T., Plaza-Pedroche, R., y Rodríguez-López, J. (2023). Evaluación de la carga bacteriana del aire en centros educativos como proyecto didáctico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 20(2), 220300-220314. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i2.2203
Ramos, L., Charca, J. R., y Veleto, M. I. (2023). Prototipo de un espectrofotómetro modular para la enseñanza de la química. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 20(2), 240200-240208. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i2.2402
Scheeline, A. (2010). Enseñanza, aprendizaje y uso de la espectroscopia con tecnología comercial lista para usar. Espectroscopia aplicada, 64(9), 256A-268A. https://doi.org/10.1366/000370210792434378
Swinehart, D. F. (1962). The Beer-Lambert Law. Journal of Chemical Education, 39(7), 333. https://doi.org/10.1021/ed039p333
Toledo, P., y Sánchez, J. M. (2018). Aprendizaje basado en proyectos: Una experiencia universitaria. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 22(2), 472-491. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i2.7733
Wakabayashi, F., y Hamada, K. (2006). A DVD spectroscope: A simple, high-resolution classroom spectroscope. Journal of Chemical Education, 83(8), 1186–1187. https://doi.org/10.1021/ed083p1186

Educación Química por Universidad Nacional Autónoma de México se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Basada en una obra en http://www.revistas.unam.mx/index.php/req.