Hacia una progresión de aprendizaje multidimensional del modelo escolar de sustancia

Conteúdo do artigo principal

Ainoa Marzábal
Franklin Manrique
Virginia Delgado
Patricia Moreira

Resumo

Dadas as implicações sociais e ambientais dos materiais na vida atual, o modelo de substância está presente em todos os currículos escolares de química. Apesar da extensa literatura sobre os processos de aprendizagem do modelo de substância, a maioria das progressões de aprendizagem se concentrou em uma única dimensão, fornecendo visões parciais de como os alunos se apropriam das ideias-chave e aprendem a aplicá-las em situações novas e desafiadoras. Neste artigo, propomos uma progressão de aprendizado multidimensional para o modelo de substância, caracterizando como se espera que as ideias-chave, as formas de raciocínio e as representações dos sistemas materiais progridam. A progressão do aprendizado, refinada empiricamente a partir das produções de 343 alunos com idades entre 13 e 18 anos, é composta de seis estágios que constituem a trajetória esperada dos alunos do estágio objetivista para o interacionista. Essa progressão de aprendizagem pode ser usada por pesquisadores e professores para avançar em direção a visões mais sofisticadas da substância, permitindo que os alunos enfrentem os desafios que o exercício da cidadania exige na sociedade atual.

Detalhes do artigo

Referências

Adúriz-Bravo, A., e Izquierdo-Aymerich, M. (2009). Un modelo de modelo científico para la enseñanza de las ciencias naturales. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, (ESP), 40-49.

Ariza, Y. (2022). La noción de “modelo teórico” en la enseñanza de la química: representación y función del sistema periódico. Educación química, 33(4), 97-110.

Atkins, P. W., y de Paula, J. (2014). Atkins’ physical chemistry. Oxford University press.

Belenguer-Sapiña, C.; Briz-Redón, Á.; Domínguez-Sales, M. C. (2021). Do Social Chemophobic Attitudes Influence the Opinions of Secondary School Students? J. Chem. Educ., 98, 2176. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c01352.

Brown, T. L., LeMay, H. E., Bursten, B. E., y Burdge, J. R. (2002). Chemistry: the central science. Pearson Educación.

Chiu, M. H., y Lin, J. W. (2019). Modeling competence in science education. Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research, 1(1), 1-11.

Cooper, M. M., y Stowe, R. L. (2018). Chemistry education research—From personal empiricism to evidence, theory, and informed practice. Chemical reviews, 118(12), 6053-6087.

Furió-Mas, C., y Domínguez-Sales, C. (2007). Problemas históricos y dificultades de los estudiantes en la conceptualización de sustancia compuesto químico. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 25(2), 241-258.

Hadenfeldt, J. C., Bernholt, S., Liu, X., Neumann, K., y Parchmann, I. (2013). Using ordered multiple-choice items to assess students’ understanding of the structure and composition of matter. Journal of Chemical Education, 90(12), 1602–1608.

Izquierdo i Aymerich, M., y Adúriz-Bravo, A. (2005). Los modelos teóricos para la ciencia escolar: Un ejemplo de química. Enseñanza de las Ciencias, (Extra).

Krajcik, J., y Shin, N. (2023). Student Conceptions, Conceptual Change, and Learning Progressions. Handbook of Research on Science Education: Volume III.

Liu, X., y Lesniak, K. (2006). Progression in children’s understanding of the matter concept from elementary to high school. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, 43(3), 320-347.

Mahaffy, P. G., Matlin, S. A., Holme, T. A., y MacKellar, J. (2019). Systems thinking for education about the molecular basis of sustainability. Nature Sustainability, 2(5), 362-370.

Marzábal, A., Delgado, V., Moreira, P., Merino, C., Cabello, V. M., Manrique, F., Soto, M., Cuellar, L. y Izquierdo, D. (2021). Los modelos materia, reacción química y termodinámica como núcleos estructurantes de una química escolar orientada a la formación ciudadana. Educación química, 32(4), 109-126.

Merritt, J., y Krajcik, J. (2013). Learning progression developed to support students in building a particle model of matter. Concepts of matter in science education, 11-45.

Moltó, M. Á., Hernández, M. I., y Pintó, R. (2021). Una herramienta para el análisis del nivel de comprensión del modelo de materia de los alumnos de 4º de ESO. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 18(1).

Moreira, P., Marzabal, A., y Talanquer, V. (2019). Using a mechanistic framework to characterise chemistry students’ reasoning in written explanations. Chemistry Education Research and Practice, 20(1), 120-131.

Ngai, C., y Sevian, H. (2017). Capturing chemical identity thinking. Journal of Chemical Education, 94(2), 137-148.

Ngai, C., Sevian, H., y Talanquer, V. (2014). What is this substance? What makes it different? Mapping progression in students’ assumptions about chemical identity. International Journal of Science Education, 36(14), 2438-2461.

Oh, P. S., y Oh, S. J. (2011). What teachers of science need to know about models: An overview. International Journal of Science Education, 33(8), 1109-1130.

Pierson, A. E., Clark, D. B., y Sherard, M. K. (2017). Learning progressions in context: Tensions and insights from a semester‐long middle school modeling curriculum. Science Education, 101(6), 1061-1088.

Raviolo, A., Garritz, A., y Sosa, P. (2011). Sustancia y reacción química como conceptos centrales en química. Una discusión conceptual, histórica y didáctica.

Russ, R. S., Coffey, J. E., Hammer, D., y Hutchison, P. (2009). Making classroom assessment more accountable to scientific reasoning: A case for attending to mechanistic thinking. Science Education, 93(5), 875-891.

Salinas, I., Covitt, B. A., y Gunckel, K. L. (2013). Sustancias en el agua: progresiones de aprendizaje para diseñar intervenciones curriculares. Educación química, 24(4), 391-398.

Sandín M. P., (2003), Investigación cualitativa en educación: fundamentos y tradiciones, Madrid, España: Mc Graw Hill.

Sensevy, G., Tiberghien, A., Santini, J., Laubé, S., y Griggs, P. (2008). An epistemological approach to modeling: Cases studies and implications for science teaching. Science education, 92(3), 424-446.

Sevian, H., Ngai, C., Szteinberg, G., Brenes, P., y Arce, H. (2015). Concepción de la identidad química en estudiantes y profesores de química: Parte I-La identidad química como base del concepto macroscópico de sustancia. Educación química, 26(1), 13-20.

Soto, M., y Couso, D. (2023). Construcción de un modelo sofisticado de energía en futuros docentes de física. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, 41(2), 25-45.

Stains, M., y Talanquer, V. (2007). Classification of chemical substances using particulate representations of matter: An analysis of student thinking. International Journal of Science Education, 29(5), 643-661.

Stern, L., y Ahlgren, A. (2002). Analysis of students’ assessments in middle school curriculum materials: Aiming precisely at benchmarks and standards. Journal of Research in Science Teaching, 39(9), 889-910.

Stevens, S., Delgado, C. and Krajcik, J. S., (2010) Developing a hypothetical multi-dimensional learning progression for the nature of matter, Journal of Research in Science Teaching, 47, 687–715.

Taber, K. S. (2018). The use of Cronbach’s alpha when developing and reporting research instruments in science education. Res. Sci. Educ. 48(6), 1273–1296. doi:10.1007/s11165-016-9602-2

Talanquer, V. (2009). On cognitive constraints and learning progressions: The case of “structure of matter”. International Journal of Science Education, 31(15), 2123-2136.

Talanquer, V. (2016). Central ideas in chemistry: An alternative perspective. Journal of Chemical Education, 93(1), 3-8.

Talanquer, V. (2018). Progressions in reasoning about structure–property relationships. Chemistry Education Research and Practice, 19(4), 998-1009.

Talanquer, V. (2020). La progresión de los aprendizajes sobre la composición, estructura y transformación química de la materia. Educació química, 4-11.

De Vos, W., y Verdonk, A. H. (1996). The particulate nature of matter in science education and in science. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, 33(6), 657-664.

Wei, B. (2019). Reconstructing a school chemistry curriculum in the era of core competencies: A case from China. Journal of Chemical Education, 96(7), 1359-1366.

Wiser, M., Smith, C. L., y Doubler, S. (2012). Learning progressions as tools for curriculum development: Lessons from the Inquiry Project. In Learning progressions in science (pp. 357–403). Brill Sense.